domingo, 29 de junho de 2008

Bolas de Ténis na roda dianteira


Este truque tem sido muito falado nos últimos tempos. Trata-se de substituir a câmara de ar ou mousse do pneu dianteiro por bolas de ténis....sim bolas de ténis.
O pneu fica com um bom comportamento, principalmente após alguns kilómetros de andamento, evitando-se assim os sempre indesejáveis furos.


Basta adquirirem 29 ou 30 bolas de ténis e simplesmente colocarem-nas dentro do pneu. Há quem use 29, há quem use 30, sendo que com 30 naturalmente o pneu fica mais duro. No entanto, a vantagem é que neste caso se uma das bolas arrebentar, não notarão grande diferença.


Utilizem bolas novas, que custam aproximadamente 70 cêntimos cada, sendo por isso uma solução bem mais económica do que os 130/14o euros de uma mousse.
Obviamente que a longevidade desta solução dependerá muito do tipo de terrenos em que circulam. Com o acumular dos kilómetros as bolas vão sofrendo uma deformação cada vez mais acentuada, perdendo as suas capacidades elásticas e adquirindo a forma da jante. Ainda assim, para quem anda apenas ao fim-de-semana, será de esperar que elas aguentem entre 3 a 4 meses até sentirem grandes diferenças no comportamento do pneu.